Ah, o chope…

O Chopp, ou em bom português, chope (do alemão Schoppen, “copo de meio – litro”, pelo francês chope) é como se denomina, no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão, que em Portugalrecebe o nome de fino ou imperial. O chamado “colarinho” é uma camada de espuma que, apesar de evitado por alguns, é um importante componente da bebida, devendo ter por volta de três dedos (ou trêscentímetros), de maneira a impossibilitar que o calor interfira em sua temperatura,[1] servindo como isolante térmico entre a temperatura ambiente e o frescor interno. A espuma é basicamente composta pelas partículas da bebida intercaladas com gás carbônico (CO2), que, entre outras propriedades, ajuda a evitar que o chope esquente rapidamente.

A VALIDADE

As cervejas possuem validade de 6 meses e o chopp, por não ser pasteurizado, tem validade de apenas 11 dias. Após retirado o lacre do barril, o chopp deve ser consumido em, no máximo, 2 dias.

O TRANSPORTE

Os barris devem ser transportados em veículos fechados ou, no mínimo, lonados para protegê-los da luz solar. Carregue os barris pelas alças. Nunca role os barris para que a qualidade e integridade química do produto não sofra alterações.

A TIRAGEM DO CHOPP

Para tirar um bom chopp da chopeira, encoste o copo bem enclinado no bico da torneira. Esse procedimento fará com que o chopp “corra” suavemente pelas paredes do copo. Abra a torneira e vá endireitando o copo devagar. Deixe o líquido “correr” sem interrupções até cerca de 2 cm. da borda e feche rapidamente a torneira. Desta forma, irá se formar neste espaço de 2 cm o chamado “colarinho” ou “colar” de espuma.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 1- De onde vem a palavra chopp?

 Chopp vem do alemão schopp e é uma medida de volume que equivale a 300 ml. Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.

2- Quanto mais gelado melhor o chopp?

Chopp a zero grau de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.

3- Então qual a temperatura ideal?

O ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus, para que chegue à mesa com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.

4- Como tirar um bom chopp?

Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.

5- Chopp estraga?

Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída. Bar vazio significa chopp velho.

6- Do que é feito o chopp?

Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada).

7- Qual a diferença entre chopp e cerveja?

Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma etapa no processo: a pasteurização. A temperatura da bebida que segue para a garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, dando uma vida útil maior. Daí resulta a diferença de sabor.

8- Chopp é mais leve que cerveja?

Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chopp é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.

9- Como é feito o chopp?

O grão de cevada é selecionado, limpo, umedecido e estendido em uma grande sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura de 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas. Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos.Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é fervido e filtrado. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão e para garantir brilho e transparência.

10- Quantos quilos de cevada são precisos para se fazer 1 litro de chopp?

São necessários 40 gramas de cevada para cada litro. Isso equivale, mais ou menos, a 12 pés de cevada.

11- O que é o chopp gourmet?

É aquele que obedece os padrões de qualidade estabelecidos por uma lei alemã de pureza, datada de 1516, que determina que apenas ingredientes de primeira linha podem ser usados em sua fabricação. O termo serve também para designar um chopp tirado de dois barris. Um só com a bebida, outro só com a espuma, que é mais cremosa.

12- Qual o tamanho ideal do colarinho?

Mais ou menos 3 cm de espuma.

13- Por que se deve beber com espuma?

A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar. A espuma também ajuda a preservar a temperatura do chopp.

14- Chopp dá barriga?

Não quando bebido com moderação. Um copo de 300ml de chopp tem entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um suco de laranja. A diferença é que ninguém toma 10 sucos na mesma noite. Outro problema é que ninguém toma chopp sem que este seja acompanhado por algum petisco e estes sim é que normalmente são gordurosos e engordam.

15- Qual a diferença do chopp claro para o escuro?

Cada marca tem sua receita. De modo geral, o chopp escuro tem malte torrado ou leva adição de caramelo. Em alguns casos, além da cor, ele pode ser um pouco mais amargo.

Vi no: Etílicos

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: