Como servir uma cerveja

Antes de tudo, é preciso saber qual tipo de cerveja você vai beber.
Para a maioria das cervejas do tipo Lager, as quais requerem um “colarinho” considerável a fim de que o oxigênio não “oxide” rapidamente o líquido dentro do copo, o ideal é deitá-lo a cerca de 45 graus em relação à mesa, derramando a bebida aos poucos até a metade. Após, endireitar o copo e derramar o restante da cerveja, cuidando para que se produza cerca de dois dedos de espuma.

No caso das cervejas dos subtipos Hefeweizen ou Dunkelweizen, prefira servi-las nos copos grandes e longos típicos das cervejas de trigo. Nesse caso, antes de terminar o líquido na garrafa, agite-a levemente para que os fermentos decantados do fundo se desprendam. Em seguida, derrame esse creme no copo, criando o “colarinho”.

As cervejas do tipo Belgian Ale possuem copos próprios para cada uma delas. Caso não os tenha, prefira servi-las em uma taça de boca larga, a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente ao degustá-la. Derrame a cerveja de uma vez só no centro da taça, sem se preocupar em agitar a garrafa, seguindo a orientação inicial de metade a 45 graus e outra metade com o copo de pé.

Tais indicações são dadas aqui em linhas gerais. Em muitos rótulos de cerveja – sobretudo as estrangeiras – você encontrará o copo indicado e a forma que você deverá servi-la.

Resumo

Para simples, mas detalhes como a espuma, a inclinação do copo e a temperatura podem gerar dúvidas na hora de servir uma cerveja. Aprenda a fazer isso em apenas 6 passos.


 

Passos

 

1

Deixe a cerveja na geladeira antes de ser consumida, até ela ficar bem gelada.

2

A temperatura ideal é de 8 graus para a cerveja loura e de 10 graus para a cerveja preta.

3

Antes de servir, coloque água gelada no copo e escorra. Assim, você evitará a formação de bolhas e espumas.

4

Coloque o copo com uma inclinação de 45 graus em relação à garrafa (ou à máquina de chope).

5

Deixe a cerveja escorrer pela parede do copo com cuidado.

6

Quando o copo estiver cheio até o meio, coloque-o na posição vertical para que se forme a espuma, que pode ser 2 ou 3 centímetros.

Outras dicas:

  • Lave muito bem o copo antes de servir a breja. Restos de saponáceos ou gordura restante no copo podem “matar” a espuma e liquidar o seu prazer de beber. Bolhas muito grandes e não duradouras na espuma e bolhas que se prendem ao longo do copo, na parte do líquido, são sinais de copo mal lavado.
  • Prefira servir a cerveja com o copo levemente molhado, o que favorece a criação da espuma.
  • Se alguém lhe oferecer, para fazer “firula”, um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
  • Recuse a cerveja (mesmo as Pilsen!) quando a temperatura estiver abaixo de 2ºC, o que amortecerá as suas papilas gustativas e você não sentirá o gosto da breja.
  • LEMBRE-SE: Cerveja “estupidamente gelada” é apenas para quem não conhece de cerveja, para aqueles que querem apenas um líquido refrescante ou então para disfarçar o gosto de uma cerveja ruim.

Fontes: Brejas, Comunidade Bem Simples


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: