Jamberz apresenta: Cerveja que amamos.

Se existe no mundo uma marca cultuada e idolatrada por seus eguidores, ou melhor, fiéis consumidores, essa marca é a cerveja belga STELLA ARTOIS. A transformação do produto em objeto de desejo é extremamente incisiva. A cerveja vira um prazer incomensurável, um líquido sagrado que você não vende, não da pra ninguém e faz o impossível para conseguir somente um golinho. Quem bebe STELLA ARTOIS se orgulha disso e acha o máximo que sua cerveja seja pretensiosamente um objeto de desejo. Como diz seu tradicional slogan “Reassuringly Expensive”.
 
A história
A premiada e cobiçada cerveja belga tem suas origens em uma tradicional cervejaria belga, chamada Den Hoorn, que data de 1366, uma das mais antigas do mundo localizada na cidade de Leuven no interior da Bélgica. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria ganhou fama e se espalhou pela Bélgica. A cidade cresceu em importância quando, em 1425, recebeu uma universidade, tornado-se ponto de encontro, que acabou patrocinando a cervejaria. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são usados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas.

A cervejaria Den Hoorn, porém, só passou a se chamar Cervejaria Artois no início do século XVIII, ao ser comprada pelo mestre cervejeiro Sebastian Artois em 1717. A marca STELLA ARTOIS surgiu somente no ano de 1926, quando para celebrar o natal, a cervejaria decidiu lançar uma edição limitada e especial da cerveja Artois, mais clara que as demais, ao qual foi dado o nome de Stella (estrela em latim), um dos símbolos natalinos. Rapidamente a marca se tornou conhecida, e de edição limitada passou a ser produzida regularmente. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e STELLA ARTOIS tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica.

Na década de 30 começou a ser exportada para outros países europeus. Ao longo do tempo usou o marketing para se expandir no mundo, como em 1981 quando foi criado pela agência Lowe de Londres o famoso e surreal slogan “Reassuringly expensive” (algo como “Felizmente Cara”) demonstrando que para se beber a cerveja não havia valor a ser pago. Na década de 90, a produção da STELLA ARTOIS estourou, crescendo em uma velocidade incrível, fazendo com que a cerveja atingisse o posto de terceira mais vendida da Inglaterra. Em 2005, a cultuada cerveja finalmente desembarcou no Brasil com o slogan “Stella Artois, um valor inestimável”, salientando, como em outros países, que o preço mais elevado se justifica pela qualidade do produto. A cerveja, que passou a integrar o portifólio da Ambev após a fusão com a belga Interbrew, foi lançada primeiro na versão chope em bares e restaurantes de São Paulo, e depois na versão long neck.


Recentemente, em 2008, a tradicional marca, que para muitos cometeu uma heresia ao modificar sua fórmula, lançou no mercado uma nova versão mais fraca (apenas 4% de graduação alcoólica) chamada STELLA ARTOIS Légère no Canadá e STELLA ARTOIS 4% na Inglaterra, onde a nova versão foi introduzida primeiro. Em 2010, a marca lançou um aplicativo para iPhone denominado Le Bar Guide, um guia que permite aos usuários procurarem, pelo CEP ou país, o bar mais próximo que vende a cobiçada cerveja belga. Entre as funções oferecidas no aplicativo está o “Le Taxi”, que oferece telefones de pontos ou empresas de táxi. Além disso, o aplicativo permite que o usuário avalie o estabelecimento com notas. Outra função é a ferramenta de realidade aumentada que levará o usuário ao bar mais próximo.


Outra ação inovadora da STELLA ARTOIS é o World Draught Masters, um tradicional campeonato de tirador de chopp promovido pela marca em diversos países realizado desde 1997, e já contou inclusive com uma edição no Brasil. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de Chopp que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa ganha uma viagem para o destino que escolher, em qualquer lugar do mundo. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. O campeonato, que já aconteceu em Leuven, na Bélgica e em Nova York, nos Estados Unidos, vai ser realizado, este ano, em Londres. Em 2009, a vencedora foi Avrill Maxwell da Nova Zelândia.


O cálice sagrado
O tradicional cálice (200ml) é a “embalagem” ideal e um dos símbolos da marca. Faz parte de todo o ritual da STELLA ARTOIS. É importado da Bélgica para garantir todos os seus atributos de sofisticação. A base em estilo Luis XV tem em alto relevo uma rosa e uma adaga, símbolos que remetem às origens da cervejaria na época medieval. Na borda, o dourado dá o toque final de requinte no vidro. Seu formato permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor de STELLA ARTOIS.


O ritual

● Use o cálice exclusivo STELLA ARTOIS. Limpe-o com detergente neutro e enxágüe bem antes de servir.
● Coloque STELLA ARTOIS dentro do cálice, segurando-o em um ângulo de 45o.
● Muito cuidado para não deixar a garrafa encostar na boca do copo.
● Permita a formação natural do colarinho, abaixando o copo.
● Distancie a garrafa do copo ainda para a formação natural do colarinho.
● O tamanho correto do colarinho é por volta de dois dedos.
● Sirva a STELLA ARTOIS com temperatura ideal entre 4o e 6oC.
● Saúde!


As embalagens
A cerveja STELLA ARTOIS poder ser encontrada em garrafas de 275ml (a tradicional long neck), 284ml, 330ml (feita em alumínio), 750ml (edição limitada com formato especial), 985ml (lançada em 2008 no Brasil) e 1l (edição especial de final de ano); em latas de 568ml (conhecida como “La Grande Biere”), 440ml e 50ml; em barril de 5 litros; além da versão chope.

A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da cerveja STELLA ARTOIS passou por grandes modificações, assumindo seu visual atual em 1988. Este logotipo é cheio de simbolismos como: o número 1366, representa o ano de inauguração da cerveja; a estrela representa o símbolo de natal, época em que a cerveja foi lançada; as medalhas atestam a qualidade da cerveja e os prêmios conquistados pelo mundo afora; e a tuba é uma referência a antiga cervejaria Den Hoorn.

Comunicação cultuada

A valorização e o culto pela marca são os princípios das campanhas da cerveja STELLA ARTOIS. É só dar uma olhada nos últimos comerciais da marca para perceber como eles trabalham de maneira primorosa com esse conceito. Os comerciais criados e produzidos para a STELLA ARTOIS são típicos: sempre épicos, de 120 segundos e tratando a cerveja como um líquido sagrado, do qual não se pode desperdiçar nada. A agência de publicidade britânica Lowe criou inúmeros comerciais fantásticos utilizando sempre o mesmo conceito: ao consumi-la, o prazer não é somente em degustar o líquido cerveja, mas em poder beber a marca STELLA ARTOIS. É a valorização e o culto de uma marca. São detalhes assim e uma comunicação fiel por vários anos que fazem dessa cerveja uma das mais cultuadas do mundo. A valorização da marca chega a tal ponto, que nem sequer o logotipo da cerveja é inserido em alguns anúncios. Essa pretensão é a grande mágica da coisa. É uma marca construída de forma tão integrada ao longo dos anos, que hoje eles podem ser pretensiosos e ainda sim permanecerem simpáticos com seu público alvo. Clique nos ícones abaixo para assistir à alguns comerciais da marca.

A marca se transformou em puro objeto de desejo dos grandes publicitários mundiais em virtude da sua reconhecida criatividade na publicidade. Além disso, ao longo dos anos a marca criou slogans fortes e memoráveis como:
She is a thing of Beauty. (2010)
Reassuringly expensive. (1981)
Perfection has its price.
Stella Artois, um valor Inestimável. (Brasil)

Dados corporativos
● Origem: Bélgica
● Lançamento: 1926
● Criador: Cervejaria Artois
● Sede mundial: Leuven
● Proprietário da marca: ABInBev
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Harf
● CEO: Carlos Britto
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Produção: 8.600.000.000 de litros por ano
● Presença global: + 85 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 120.000 (ABInBev)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cerveja
● Ícones: A garrafa e o slogan
● Slogan: She is a thing of Beauty.
● Website: www.stella-artois.com

A marca no mundo

A STELLA ARTOIS, cerveja belga mais vendida no mundo, está presente em mais de 85 países, como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia, Japão, França, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia e Austrália, vendendo 8.600.000.000 de litros por ano. –

 
Você sabia?
● Para cada litro de STELLA ARTOIS são usados 8 litros de água cuidadosamente tratados. A cevada é importada e considerada a melhor do mundo. O lúpulo do tipo Saazner vem da República Tcheca, sendo o mais caro do mercado. Da Bélgica vem a levedura exclusiva de STELLA ARTOIS.
● A STELLA ARTOIS é conhecida atualmente como “A Cerveja da terra da cerveja”. – 
 
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers, Mundo das Marcas).
 
 

 

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