Jamberz Apresenta: Cervejas que amamos – Budweiser.

A BUDWEISER é a cerveja que os trabalhadores tomam quando param num bar a caminho de casa, depois de um dia cheio de trabalho. A marca está associada a macacões, mãos sujas de graxa, trabalho pesado e jogos tradicionais. Vários aspectos contribuíram para seu sucesso. Primeiro, a imagem visual e os slogans. A BUDWEISER tem uma imagem visual muito forte – o mundo simbólico da marca. Inclui o rótulo – amplamente reconhecido e tipicamente americano com suas cores vermelho, branco e azul; o logotipo; a garrafa long-neck – com um poder distintivo comparável ao da Coca-Cola; os slogans “O Rei das Cervejas” e “O Produto Genuíno”. Essas razões transformaram a marca na cerveja mais consumida do planeta.

 
A história
Tudo começou quando, reconhecendo a popularidade da cerveja tipo pilsner, e sonhando ter a marca com maior volume de vendas dos Estados Unidos, Adolphus Busch, então proprietário da cervejaria Anhauser-Busch, fundada em 1860 por seu sogro na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, e com a colaboração de Carl Conrad, introduziu no mercado americano, em 1876, a BUDWEISER LAGER BEER, a primeira cerveja nacionalmente americana, desenvolvida sobre uma receita com ingredientes de qualidade. Um de seus primeiros anúncios da nova cerveja foi um quadro pintado pelo próprio Adolphus Busch. A Anheuser-Busch decidiu usar o nome BUDWEISER, inspirada num tipo de cerveja de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte.
 
 
Em 1883, graças ao processo de pasteurização em sua produção, a cerveja começou a ser engarrafada, o que aumentou e muito a popularidade da BUDWEISER. Nesta época, a comunicação da marca também se destacava, utilizando campanhas coordenadas como, por exemplo, as “Budweiser Girsl”, que consistia em retratos de nove belas mulheres americanas geralmente segurando uma garrafa de Budweiser. As primeiras exportações ocorreram pouco depois em 1885. Na década de 20, durante a Lei Seca Americana (período onde era proibido a venda de bebidas que contivessem alcoól), a cervejaria passou a produzir uma versão da BUDWEISER sem álcool.

 

 
Pouco depois da lei ser revogada, a cerveja introduz a lata, uma grande novidade no mercado americano e uma forma de incentivar novamente o consumo da cerveja. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cervejaria voltou quase toda sua produção para suprir as forças armadas americanas, a BUDWEISER experimentou um momento de grande crescimento e expansão, se tornando a cerveja número 1 do mercado americano em 1957. A BUDWEISER foi a primeira marca a ultrapassar os 10 milhões de barris por ano, isto já em 1966. Somente em 1981 a Anheuser-Busch formou uma divisão internacional e deu início ao processo de venda em larga escala da cerveja BUDWEISER no mercado internacional. No ano seguinte introduziu no mercado a cerveja Bud Light, versão mais fraca da tradicional BUDWEISER, que se tornaria a cerveja light mais vendida dos Estados Unidos em 1994, graças em boa parte a campanha “Make it a Bud Light”. E não foi só, em 2001 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a BUDWEISER original.


No ano de 1997, em parceria com a Antarctica, a cerveja é introduzida oficialmente no Brasil. Nos anos seguintes, vários tipos de cervejas sob a marca BUDWEISER são introduzidas no mercado americano como a primeira cerveja ICE do mercado americano (BUD ICE), uma cerveja com apenas 99 calorias (BUDWEISER SELECT), uma cerveja com aroma de blackberry, raspberry e cereja (BUD EXTRA), CHELADA (combinação das cervejas BUDWEISER e BUD LIGHT com suco de tomate) e a BUD LIGHT com um toque de limão. No mês de julho de 2008, as marcas BUDWEISER e BUD LIGHT mudaram de mãos, depois da compra da cervejaria Anheuser-Busch, pela anglo-brasileira InBev por US$ 52 bilhões, passando a integrar a AB InBev. Aos poucos, os novos proprietários promoveram uma profunda reestruturação na empresa americana, mas sempre respeitando a cultura e a tradição de uma das marcas americanas mais lendárias.


A linha do tempo
1936

● A cerveja é vendida em lata pela primeira vez.
1982
BUD LIGHT, cerveja com baixo teor alcoólico e apenas 110 calorias. Desde 2001, tornou-se a cerveja mais consumida dos Estados Unidos, ultrapassando inclusive a BUDWEISER. O atual slogan do produto é “Keeps It Coming”.
1984
BUD ICE, cerveja com alto teor alcoólico (5.5%) e que provoca uma sensação refrescante. A cerveja também foi lançada na versão LIGHT (com poucas calorias). Ganhou grande popularidade na década de 90 com uma campanha estrelada por simpáticos pingüins e a música “Dooby-dooby-doo”.
1989
BUD DRY, introduzida depois de um promissor teste de mercado com o slogan “Why ask why? Try Bud Dry”. Atualmente perdeu espaço para a versão ICE, muito semelhante a sua fórmula.
2004
BUDWEISER SELECT, cerveja de baixa caloria (apenas 99) e carboidratos, introduzida como teste de mercado. O sucesso da versão foi tamanha que no ano seguinte passou a ser vendida nacionalmente. A cerveja tem sido promovida no mercado com os slogans “Step up to Select” e “The Real Deal”.
● Introduzida a garrafa de alumínio com um designer moderno e atrativo.
2005
BUD EXTRA, cerveja com aroma de blackberry, raspberry e cereja.

2007
BUDWEISER CHELADA e BUD LIGHT CHELADA, as tradicionais cervejas misturadas com suco de tomate.

2008
BUD LIGHT LIME, cerveja mais fraca com um toque de limão. A nova versão foi introduzida no mercado com o slogan “It’s Amazing What a Little Lime Can Do” (“É impressionante o que pode fazer um pequeno limão”).
BUDWEISER AMERICAN ALE, mais novo membro da família BUDWEISER, o novo produto, disponível na versão Chopp (Draught) e garrafa, é uma cerveja tipo Amber Ale com teor alcoólico de 5.3% e cor caramelizada.
2010
● Lançamento da BUDWEISER 66, uma cerveja levemente gaseificada, suave, com um toque de doçura e 4% de graduação alcoólica, especialmente desenvolvida para o mercado inglês.

 

 


* Na Arábia Saudita a marca produz uma versão da cerveja sem álcool chamada BUDWEISER NA. Isto porque o álcool é considerado pelos muçulmanos uma droga equivalente ao ópio ou à heroína. Recentemente a cerveja ganhou a versão BUDWEISER NA GREEN APPLE (com leve sabor de maçã verde).


Disputa jurídica
Duas cervejas diferentes, o mesmo nome. Confuso? É natural. Trata-se de uma batalha legal que tem décadas e que os próprios tribunais sentem dificuldades em julgar. De um lado a BUDWEISER, a cerveja americana mais vendida em todo o mundo. Do outro, a BUDWEISER produzida na República Checa pela Budejovicky Budvar. Para entender um pouco essa batalha jurídica é preciso entender algumas coisas. A cidade de Budweis, na República Checa, passou a ser chamada Ceske Budejovice faz tempo. Embora seu nome e seus governantes tivessem mudado, essa pequena cidade conservou sua tradicional fabricação de cerveja, utilizando a designação Budweiser para ser aplicada às cervejas desde o século XIV. A marca BUDVAR floresceu e, para o incômodo da Anheuser-Busch, tem o direito legal de usar o nome BUDWEISER em mais de 40 países. O embate jurídico entre a gigante norte-americana e a pequena cervejaria checa, tem sido travado desde 1900. A Budvar checa começou a ser importada para os Estados Unidos ainda antes da Lei Seca começar a vigorar. Em contra partida, a BUD americana começava a sua conquista mundial e expandia-se para a América do Sul, Canadá e Europa. Para evitar futuros problemas, as duas empresas estabeleceram um acordo em 1911 no qual a Anheuser-Busch concordava em não utilizar a designação Budweiser na Europa, ao mesmo tempo em que concedia a expressão “Original” à cerveja checa.


 
Tudo estaria certo se não fosse o grande crescimento da BUD americana e a relativa obscuridade da marca checa. Se a BUD americana podia ser vendida no continente europeu, independentemente das designações que adotasse o mesmo não acontecia com a Budvar checa, que estava impedida de entrar no mercado americano. Ou melhor, estava. Após uma ausência de mais de 62 anos, os executivos da empresa descobriram, em 2001, um subterfúgio para vender a Budvar em solo americano: alteraram o nome de Budvar para Czechvar. No seguimento desta mudança, seguiu-se uma forte campanha publicitária, onde se utilizaram slogans como “Only the name has been changed to protect the beer” (“Apenas o nome foi trocado para proteger a cerveja”) ou “It’s really what you think it is” (“É exatamente o que você está pensando”). Mesmo assim, os checos continuam irritados, não dispostos a ceder nem a receber os bilhões de dólares oferecidos pela empresa americana. Recentemente a BUDWEISER ganhou algumas disputas jurídicas para utilização do nome em países como a Suécia. Em 21 dos 25 países da comunidade européia a empresa tem o direito de utilizar sua marca. A cervejaria belgo-brasileira InBev depois de assumir o controle da Anheuser-Busch, herdou uma disputa centenária pela marca BUDWEISER.

 

 
Campanhas que fizeram história
A marca BUDWEISER, ao longo de sua história, realizou inesquecíveis campanhas publicitárias que acabaram fazendo parte da cultura americana. Um exemplo foi a campanha publicitária com o slogan “This BUD’S for you” introduzida na década de 70. Outros slogans criativos foram lançados posteriormente e caíram no gosto popular:

Budweiser. True
When you say Budweiser, you’ve said it all.
For all you do, this Bud’s for you.
Nothing beats a Bud.

The Genuine Article.
The King of Beers. (1957)
Where there’s life, there’s Bud.
This is Budweiser. This is beer.
(2005)

The Great American Lager. (2008)
Bring Out Your Best. (1982 – Bud Light)
Always worth it. (2006 – Bud Light)


Porém, talvez o slogan mais influente da marca tenha sido “Whassup?” (algo como “O que está rolando?” em português), que se transformou em um fenômeno da cultura pop global. Na década de 90, a marca lançou uma série de comerciais, como tentativa de conquistar onsumidores mais jovens, onde formigas, sapos e lagartos eram os protagonistas. A propaganda dos sapos, introduzida em meados dos anos 90, ficou marcada por três animais em um brejo, onde cada um pronunciava as sílabas BUD…WEIS…ER, imitando coaxados. Clique no ícone abaixo para assistir ao comercial.

 


 


O comercial teve alto índice de aceitação. Foi uma propaganda inteligente, mas pode ter funcionado contra a força tradicional da marca. Logo depois, em 1998, durante o intervalo do Super Bowl, evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos, introduziu uma dupla hilária de lagartos verdes chamados Louie e Frank. 

 Evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca, identificado pela sua tradicional “gravatinha vermelha” (Bowtie), sofreu várias alterações.


Os cavalos Clydesdales
A relação da marca com a raça de cavalos denominada Clydesdale começou no início de 1933, pouco antes da Lei Seca americana ser revogada, quando o filho do fundador da cervejaria, August Busch Jr., presenteou seu pai com seis cavalos desta raça para comemorar a produção das primeiras garrafas de BUDWEISER após o término da proibição. Percebendo o enorme potencial de marketing deste gesto, a cervejaria tratou logo de arranjar uma segunda carroça puxada por mais seis cavalos, que foi enviada para a cidade de Nova York no dia 7 de abril, data oficial do fim da proibição de produção de bebidas alcoólicas. Essa carroça, conduzida por Bill Wales, desfilou pelas ruas da cidade em frente a milhões de espectadores, e depois de uma pequena cerimônia, o governador do estado, Alfred E. Smith, foi presenteado com uma caixa de BUDWEISER por sua luta para derrubar a proibição.

 

Nos anos seguintes, os majestosos cavalos bretões apareciam conduzindo elegantes carruagens em eventos pelo país com o objetivo de divulgar a marca BUDWEISER e a cervejaria. Com isso, os cavalos se tornaram símbolo da BUDWEISER, aparecendo inclusive em inúmeras campanhas comerciais, a primeira em 1956 com direito a televisão. Na fábrica da ANHEUSER-BUSCH na cidade de St. Louis, onde há uma criação de cavalos da raça, é possível fazer um tour para observar os majestosos cavalos em carruagens meticulosamente preparadas para desfiles, além de poder tirar fotos e guardá-las como recordação. Eles também podem ser vistos nos parques temáticos do Sea World e Busch Gardens, e nas cervejarias da ANHEUSER-BUSCH em Merrimack (New Hempshire) e Ft. Collins (Colorado). Os cavalos fazem também cerca de 500 aparições por ano pelo país. A cervejaria possui cerca de 250 cavalos da raça, um dos maiores rebanhos do país, que são criados em três locais (na sede em St. Louis, na famosa fazenda Grant’s Farm, também na cidade de St. Louis e na recém-inaugurada fazenda próxima a cidade de Boonville, estado do Missouri).

 
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1876
● Criador: Anheuser-Busch

● Sede mundial: St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca: AB InBev

● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Carlos Brito

● CEO: Dave Peacock
● Faturamento: US$ 13 bilhões (estimado)

● Lucro: US$ 1 bilhão (estimado)
● Valor da marca: US$ 12.252 bilhões (2010)
● Fábricas: 12
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra

● Funcionários: 29.000 (Anheuser-Busch)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas

● Ícones: O rótulo e os cavalos Clydesdales
● Slogan: The Great American Lager.
● Website:
http://www.budweiser.com/

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BUDWEISER está avaliada em US$ 12.252 bilhões, ocupando a posição de número 30 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

 

A marca no mundo
Presente em mais de 80 países, a marca é líder absoluta do competitivo mercado americano (22% de participação de mercado), onde 1 em cada 5 cervejas vendida é BUDWEISER, além de ser a marca de cerveja mais valiosa do mundo. A Europa corresponde a 31% das vendas da marca. Seus maiores mercados são Canadá (segundo maior mercado depois dos Estados Unidos), Inglaterra, México, Irlanda e China. Desde 1957 é a cerveja mais vendida em todo mundo, sendo reconhecida pela famosa frase “The King of Beers” (“O Rei das Cervejas”). Atualmente a cerveja BUDWEISER é engarrafada em mais de 12 países ao redor do mundo como Estados Unidos, Argentina, Canadá, Irlanda, Itália, Japão, Rússia, Coréia do Sul, China e Espanha. A cervejaria Anhauser-Busch produz as marcas de cerveja mais vendidas no mundo, a BUD LIGHT (48 milhões de hectolitros/ano) e a BUDWEISER (39.5 milhões de hectolitros/ano).

Você sabia?
● A cerveja BUDWEISER possui teor alcoólico de 5%, exceto nos estados de Utah, Minnesota e Oklahoma, que devido as leis locais o teor é de apenas 3.2%.

● Em sua composição a cerveja BUDWEISER utiliza arroz.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site Mundo das Marcas , site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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4 Respostas to “Jamberz Apresenta: Cervejas que amamos – Budweiser.”

  1. rodolfo rodarte Says:

    haha, to com vontade de toma uma dessaAaaa.;,;.,.,;

  2. Ingo Mafort Says:

    belo poste!

  3. Eu não sabia dessa “Guerra de Buds” rsrsrrss. Pra ser sincero, gostaria de estar no meio dessa batalha.

    hehehe.

    Maneiro o blog!

  4. edsonblegniski Says:

    to indo ai vo tomar uma 5 hj, valeu muito legal o post

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